Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereadores de Cachoeira do Sul visitam Agerst: município da região central pode adotar modelo de agência reguladora local

Presidente da Câmara, Magaiver Dias (PSDB), e o primeiro secretário Edimar Garcia (PL) visitaram a sede da Agerst, em Santa Cruz do Sul, nesta sexta-feira (28/2). O objetivo é fortalecer a fiscalização sobre os serviços de água e esgoto no munícipio do Centro do Estado, o encontro foi promovido por intermédio do Prefeito Sérgio Ivan Moraes.

 

A criação de uma autarquia municipal que fiscalize mais de perto os serviços de água e esgoto em Cachoeira do Sul. Esse foi o objetivo da visita a Santa Cruz do Sul do presidente da Câmara, Magaiver Dias (PSDB) e o primeiro-secretário Edimar Garcia (PL). Os vereadores do município do Centro do Estado estiveram reunidos com o Presidente e servidores  da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Cruz do Sul (Agerst), na sede da entidade, no Vale do Rio Pardo, para conhecer o trabalho desenvolvido pela entidade desde 2013.

“Em Cachoeira do Sul, precisamos de uma fiscalização mais forte sobre o contrato com a Corsan. O desabastecimento de água é a principal dificuldade hoje”, aponta o presidente do Legislativo municipal. “O problema ocorre no verão e gerou muitos transtornos no ano passado durante o período das enchentes.” Conforme Magaiver, é necessário que exista um plano de contingência no município. “Captamos água do Rio Jacuí, mas precisamos de alternativas em caso de uma intercorrência”, ressalta. “O contrato com a Corsan/Aegea foi renovado em 2023. Em 2025, aumentaram as queixas dos nossos munícipes. Uma estrutura local, mais próxima, pode agir de forma mais assertiva, como a Agerst faz em Santa Cruz do Sul.”


O vereador Edimar ressalta que o investimento de implantação de uma agência reguladora seria custeado por percentual proveniente das próprias tarifas já pagas pelo consumidor hoje. “Vimos conhecer o modelo da Agerst. Agora vamos fazer uma indicação ao nosso prefeito Leandro Balardin para nos inspirarmos nesse modelo.” Atualmente água e esgoto em Cachoeira do Sul são fiscalizados pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs). Conforme os legisladores, a Agergs tem sob seu guarda-chuva uma grande quantidade de municípios, o que criaria uma dinâmica menos próxima da realidade de cada comunidade.

 

Estiveram presentes na reunião com os vereadores do Centro do Estado o presidente da Agerst Astor Grüner, o diretor-geral Elias Mueller, além do Procurador Municipal Jefferson Zanette, Marcelo Gaedke, Claudiomiro Flores e do assessor parlamentar de Cachoeira do Sul, Marion Luz.

 

“Pela experiência da nossa Agência, evidencia-se uma maior efetividade pela proximidade com a população”,  aponta o diretor-geral da Agerst, Elias Mueller. “Temos comunicação direta com os setores resolutivos da Corsan, temos autonomia de ação, realizamos vistorias, emitimos notificações, e caso necessário sanções podem ser aplicadas. Tudo isso torna o serviço mais efetivo à população.”

Conforme o Procurador, Jefferson Zanette, o posicionamento de Santa Cruz do Sul quanto a exigência de serviços de qualidade no setor de água e esgoto tem motivado que outros municípios busquem o caminho da estruturação de uma autarquia própria. “O prefeito Sergio Moraes assumiu a gestão e fez esse movimento de cobrar mais fiscalização e qualidade dos serviços da Corsan”, aponta. 

Atualmente a Agerst é responsável pela fiscalização dos contratos de água, esgoto, resíduos sólidos e transporte urbano municipal em Santa Cruz do Sul. Em 2024, A Agerst analisou 127 recursos administrativos de usuários da Corsan, sendo 81,1% (103) ligados a pedidos de revisão de fatura, anulação de multa, disponibilidade de esgoto e pedidos de ressarcimento. Do total pleiteado, 29,1% (37) dos recursos foram acatados pela agência. Foram 185 reclamações relativas à Corsan feitas à ouvidoria da agência no ano passado. Do total, 42,7% (79) é de vazamentos de água e esgoto. Foram 57,3% (106) sobre desabastecimento de água e problemas em pavimentação, de pressão da água, entre outros.


COMO BUSCAR A AGERST – Se você enfrenta problemas com esses serviços, registre um protocolo junto à concessionária responsável. Se a situação não for resolvida dentro do prazo, entre em contato com a AGERST pelo telefone (51) 2107-4166, pelo Canal Fale Conosco em www.agerst.com.br, pelo e-mail ouvidoria.agerst@santacruz.rs.gov.br ou presencialmente na avenida João Pessoa, 815, bairro Universitário.